quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

OS MONUMENTOS DA CIDADE!





Então pessoal, tive conhecimento que derrubaram um antigo monumento, conhecido como o Cruzeiro, devido à reforma da orla da cidade que parece está em andamento. E ao ver a imagem compartilhada num grupo do Whats local, fiquei surpreso. Sei que para construir, reconstruir ou reformar quase sempre é necessário derrubar tudo. Porém quando se trata de obras públicas no Amapá isso quase sempre também é sinônimo de retrocesso, pois uma obra iniciada nunca chega à fase de conclusão ou quando chega levasse uma década para isso. Eu poderia citar várias obras nos interiores do nosso Estado como exemplo, mas não preciso ir tão longe, e não irei citar nem a questão da nossa praça com 10 anos aí parado.

Alguém se lembra de como era o monumento A Bíblia? Acredito que era uma obra de arte ao ar livre onde toda a população oiapoquense poderia frequentar. Desde quando começaram as especulações sobre este projeto a orla da cidade, nada se concretizou de verdade, somente especulações e para piorar ainda mexeram no monumento A Bíblia. E acredito que vamos para uma década, e a única coisa que resta ao ar livre é o esqueleto do que um dia já foi aquele esplendoroso monumento A Bíblia.

Bom parece que a agora chegou a vez do monumento o Cruzeiro ser derrubado, a única pergunta que me faço é quantos anos levará para nós revermos novamente aquele histórico monumento da nossa cidade? Será que volta? Ou não volta?

Sei que a nossa cidade é pequena e aparentemente as coisas acontecem, e de maneira ingênua sempre queremos acreditar que é o processo natural, que a vida é assim porque é assim mesmo, mas já superei essa fase de achar que as nuvens ainda são feitas de algodão, me pergunto como monumentos símbolos de um país majoritariamente cristão são afligindo assim com tanto descasos, enquanto símbolos de outros segmentos estão em ascensão ou ainda são mantidos, pois o monumento o marco inicial não tem quem tire da minha cabeça que é um obelisco legitimo, símbolo maçônico numa cidade que já perdeu o seu posto de “Aqui começa o Brasil” há muito tempo. Mas enfim, compartilho essas informações a título de curiosidade, pois no Brasil "as coisas acontecem assim mesmo", contudo espero que todas essas construções históricas da nossa cidade um dia sejam revitalizadas e não apagadas no tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário